Barcelona
barcelona.jpgUma das mais belas cidades da Europa, com seu clima medieval, distritos góticos e elegantes boulevards. Miró, Picasso e Dalí se renderam aos encantos da cidade. O idioma catalão esteve, durante muitos anos, proibido, mas desde 1975 foi oficialmente adotado.

Dicas

Fundación Juan Miró
Tributo ao pintor catalão surrealista Juan Miró, o museu lembra o período Bauhaus. Apresenta obras de 1914 a 1978, com esculturas, pinturas e tapeçarias. Até o teto serve de espaço para extravagâncias artísticas. Outros artistas contemporâneos têm seus trabalhos nesse museu.

Museu Picasso
Maior atração de Barcelona, traz revelações sobre o artista catalão de carreira longa e produtiva. O acervo inclui pinturas, gravuras, esculturas e cerâmicas relativas à primeira fase de Picasso, período em que viveu e estudou na cidade. O museu distribui-se por três mansões renascentistas.

La Sagrada Familia
Obra ambiciosa, a versão modernista de uma catedral será (se terminada) a maior da Europa. As obras começaram em 1882 e, dois anos depois, o arquiteto Antoni Gaudí i Cornet assume o projeto deste templo de proporções imensas (dizem que a abóbada ficará a 173 metros de altura).

Fundación Antoni Tapies
Instalado em prédio modernista desenhado por Lluís Domènech i Montaner e restaurado pelo seu bisneto em 1989, esse museu cultua um artista considerado por muitos o herdeiro vivo de Miró e Picasso. O entrelaçado de tubos no alto do prédio é uma escultura de Tàpies chamada Cadeira e Nuvem.

Moll d'Espanya
Cais que avança pelo centro da enseada, onde se destaca o aquário com 8 mil criaturas marinhas de 300 espécies e 21 tanques. O mais impressionante é o túnel transparente, que permite caminhar 80 metros em meio a tubarões.