Bruxelas
bruxelas.jpgBruxelas é uma das três regiões federais da Bélgica juntamente com a Flandres e a Valónia. A região tem apenas 161 km2 e uma população de 980.000 habitantes. Ao contrário da Flandres e da Valónia, Bruxelas tem uma autonomia limitada, com a figura de um governador que representa o rei e o governo federal.

Dicas:

Grand Place (Grote Markt em flamengo)
Uma praça espetacularmente suntuosa do início do século XVIII com edifícios de uma arquitetura esplendorosa como as Guildhuis, a Maison du Roi ou a fabulosa Hôtel de Ville (câmara municipal), construída a partir do século XV num gótico flamejante. Bem perto da Grand Place, na Stoofstraat, fica o Manneken Pis, a famosa estátua de um menino a urinar. Catedral de St. Michael Vale uma visita.

Rue Royale
É uma importante artéria da cidade que concentra bastantes interesses. Começando na circular interior de Bruxelas junto ao Jardim Botânico, encontra-se a Coluna do Congresso e mais à frente o Parque de Bruxelas que acolhe o imponente Palácio Real onde o rei trabalha (a Residência Real fica no Parque Real em Laken, no Palácio construído pelo governador da Holanda austríaca em 1772). Continuando a descer a Rue Royale, passa-se na Place Royale, mais à frente no elegante bairro do Sablon e por fim no majestoso Palácio de Justiça.

Parque do Cinqüentenário
Foi construído para celebrar 50 anos de independência e oferecer alguma monumentalidade a Bruxelas como uma importante capital européia. Aqui destaca-se o Arco do Triunfo.

Atomium
Bem afastado do centro da cidade, junto ao Parque Real, fica o famoso Atomium, ex-libris de Bruxelas que foi resultado da primeira exposição mundial depois da 2ª Guerra em 1958. Representa um cristal de ferro com 9 átomos e tem 102 m de altura oferecendo uma excelente panorâmica da cidade. Cada esfera tem 18 m de diâmetro. Outra atração bem perto do Atomium é o Bruparck com a Mini-Europa.