Atenas
athenas.jpgCasas pintadas de branco refletem o azul do mar mediterrâneo. A paisagem ressalta as características da cidade que foi berço da civilização ocidental, filosofia, dramaturgia e da noção de democracia. Importante centro comercial é também ponto de contato com o oriente médio.

Na capital vivem 30% da população da Grécia. Atenas é uma cidade simples, mas tem ótima comida e hotéis econômicos. As principais atrações dos períodos Bizantino, Romano e Grécia Antiga situam-se perto do centro moderno.


Dicas

Acrópole
Testemunho da Idade de Ouro da Grécia de 461 a.C. a 429 a.C. Antigos heróis e deuses eram adorados no local. Admire primeiro as construções e deixe o museu para o fim, pois com a visão geral do monumento fica mais fácil compreender as estátuas e outras obras.

Museu Goulandris Cycladic
Instalado em um prédio elegante em mármore branco abriga o melhor acervo de esculturas, cerâmicas e bronzes antigos das civilizações cicládica, minóica e micênica.

Torre da Praça dos Ventos
(Horologion) O mais bem preservado monumento romano foi originalmente relógio de sol, relógio de água e cata-vento com a estátua de Trintão segurando uma lança que aponta a direção do vento.

Antiga
Ágora era usada com propósitos religiosos, comerciais, políticos, civis, educacionais, filosóficos, teatrais e atléticos. Os prédios mais impressionantes ainda visíveis são: o templo dedicado a Hefaistos e Atena, construído entre 460 e 410 a.C; e a Stoá de Atalos, reconstruída. O pequeno museu localizado no andar térreo tem peças descobertas durante os 5 mil anos de história de Atenas.

Pequena Metrópole
(Panayia Gorgoepikoos, a Virgem que Responde aos Fiéis com Rapidez) O destaque são as paredes externas, cobertas de relevos dos períodos Clássico e Bizantino. Quem quiser seguir a tradição grega pode acender uma vela de cera de abelha.