Milão
milao.jpgDuomo
Símbolo de Milão domina a praça central da cidade. E o maior e complexo exemplo de arquitetura gótica em Itália. A realização do trabalho foi desde o inicio difícil e fatigante, mas a tarefa incutiu no povo tal ardor e cada ordem social ofereceu sua contribuição para poder ver a catedral construída. A construção do Duomo durou mais de quinhentos anos, começando em 1386 e terminando em 1887.
O interior è subdividido em cinco naves por imponentes pilastras de mármore de Candoglia. Os vidrais, as luminosas obras de arte, criam uma atmosfera mística e solene. A decoração estatuaria compreende cerca de três mil figuras, mas a mais amada è a estatua dourada da Madonnina do Perego, que vigia da agulha maior desde 1744.

Palazzo della Triennale
Foi fundada em Monza em 1923 como Bienal das Artes decorativas do Consorcio Milão – Monza, Sociedade Humanitária. Em 1933, a sede foi transferida para Milão no Palácio da Arte, projetado por Giovanni Muzio. O Ente organiza uma exposição internacional cada três anos para promover inovações nos campos da arquitetura, da arte, do desenho, da moda e da comunicação audiovisiva.

Castello Sforzesco
Essência da Milão do renascimento, o castelo foi construído pela família Sforza no 15° século. Ao longo dos séculos o castelo teve varias transformações. Tornou-se residência principal de Ludovico il Moro que chamou os artistas e pintores mais conhecidos da época para transformar a fortaleza em uma elegante corte. Uma obra de restauração confiada ao arquiteto Luca Beltrami criou um monumento semelhante a estrutura originaria. Hoje o esplendido Castelo Sforzesco, dominado pela torre do Filarete, è sede de instituições culturais e museus.

S. Ambrogio
Fundada no quarto século por Sant’Ambrogio, padroeiro de Milão, a igreja foi dedicada aos primeiros mártires cristãos de Milão, os ossos dos quais estão embaixo do altar. Quase nada sobrou da Basílica originaria. O saguão que precede a basílica foi construído em 882 e reconstruído no 13° século. O celebre altar de Volvino, em ouro e prata, foi terminado no final do 12° século. O campanário dos canônicos do 12° século è no lado norte, enquanto que no lado sul, um exemplo raro de torre medieval remonta aos monges do nono século.

Piazza Cordusio
Da Praça Cordusio ve-se uma vista magnífica do Duomo de um lado e do castelo Sforzesco do outro. Rodeada por instituições financeiras, bancos e lojas de todos os tipos, Piazza Cordusio è o centro comercial e dos negócios da cidade. Perto encontra-se Piazza degli Affari sede da Bolsa de Milão e da Câmara do Comercio.

Piccolo Teatro
Fundado em 1947, o Piccolo Teatro é o primeiro teatro folcloristico de Milão e è entre os mais modernos teatros da cidade. Sob a brilhante condução do celebre Giorgio Strehler, também ator extraordinário, o Piccolo Teatro transformou-se em um dos mais prestigiosos teatros europeus. No repertorio do teatro, de modo particular são notáveis as peças de Bertold Brecht enquanto que Giorgio Strehler foi inesquecível no papel de Faust.