Aruba
aruba.jpgA atmosfera caribenha é multicultural. A influência das colonizações espanhola e holandesa se reflete na arquitetura e planejamento das cidades.

De relance

Habitada pelas tribos Arawak, Aruba foi avistada em 1494 pelos espanhóis. Em 1636, próximo ao auge da guerra com os espanhóis, os holandeses assumiram o controle da ilha. A extração do ouro durou até 1924. O panorama econômico melhora em 1929, com a construção de uma grande refinaria. Aruba tornou-se uma das ilhas mais prósperas das Índias Ocidentais. A refinaria fechou em 1985 e causou desemprego generalizado. Em 1º de janeiro de 1986, Aruba torna-se entidade separada do Reino Holandês, sob arranjo político denominado Status Aparte.

Com a nova situação, o Reino Holandês passa a conter três componentes distintos: Holanda, Antilhas Holandesas e Aruba. O governo da Holanda é responsável pela defesa e por assuntos estrangeiros, enquanto cada ilha-nação executa outras tarefas governamentais.


Dicas

Atlantis Submarines
Divertido passatempo. Passeie em um dos poucos submarinos de passageiros do mundo.

Wilhelmina Park
Localizado no litoral de Oranjestad (capital de Aruba), o parque recebeu esse nome em homenagem à rainha Wilhelmina da Holanda. Tem jardim ao longo da água e escultura da rainha.

Schooner Harbor
No porto encontram-se escunas e barcos pesqueiros, a maioria da Venezuela. Além dos barcos há barracas de artigos regionais.

Museu Arubano
Instalado no restaurado Fort Zoutman, no museu encontram-se materiais da cultura e da história de Aruba, passando pela época colonial. O forte do século XVIII é a edificação mais antiga de Aruba. Na entrada fica a King Wilhem III Tower, que funcionou como farol por quase um século.

Casibari
Se esquecer as praias por uma tarde, dirija-se até cunucu (em papiamento, "o interior"). Em Casibari estão as rochas mais impressionantes de Aruba verdadeiros enigmas para os geólogos. Escale o terreno até o topo, para conseguir uma vista panorâmica da ilha. Ou permaneça em baixo para observar as enormes rochas que a natureza esculpiu em forma de assentos, de pássaros e de animais pré-históricos.

Natural Bridge
Esculpida pelas ondas na rocha, a ponte natural fica na costa norte, varrida pelo vento. No local há um pequeno café e loja de souvenirs.

Savaneta
Nessa área foram desenterrados os mais antigos vestígios de presença humana na ilha. Nas cavernas estão pinturas Arawak e um campo de golfe (aprovado pela PGA) com "greens" de areia e obstáculos de cactos. O vilarejo formado em torno da antiga refinaria de óleo, chamado de Aruba Sunrise Side, é onde se observa a mistura de culturas, costumes, estilos, idiomas, cores e gostos.