Berna
berna.jpgBerna é a capital da Suíça, fato que muitas vezes os estrangeiros esquecem. Ela é considerada um dos melhores exemplos de cidades medievais intactas na Europa, já que nos últimos séculos quase não sofreu modificações. Por isso Berna entrou na lista de patrimônios da humanidade, elaborada pela Unesco.

Com 122 mil habitantes, Berna é uma cidade limpa, segura e bem agitada, para o seu tamanho. Ela conta com museus, bares, restaurantes e muitos parques.
Porém ela sedia o Parlamento Federal (Bundeshaus), que é uma imponente construção no centro da cidade e que pode ser vista de quase todas as direções. Ao mesmo tempo, Berna também abriga a quase totalidade do governo federal e embaixadas.


Seis quilômetros de marquise coberta na cidade antiga
Um dos aspectos pitorescos de Berna são os seus seis quilômetros de marquise coberta, espalhados em toda a área da cidade antiga. Depois de vários incêndios no passado, as casas passaram a ser construídas de pedra. Dessa forma é possível para o pedestre fazer compras e passear pela cidade, sem ser incomodado pela chuva ou neve.

Dentre as atrações de Berna, destaca-se a maior coleção mundial de obras do pintor alemão-suíço Paul Klee. As obras estão expostas no Museu de Arte Moderna, mas irão para um novo centro que ainda está em construção. O novo museu deve ser inaugurado em 21 de junho de 2005.

Outra interessante visita pode ser feita ao pequeno apartamento habitado pelo físico Albert Einstein, que viveu entre 1902 e 1909 em Berna como simples funcionário do Departamento de Patentes da Suíça.