Aparados da Serra
aparados_da_serra.jpgO Parque Nacional de Aparados da Serra é uma das mais belas regiões do planeta. Seus campos de altitude recortados por inúmeros cânions e precipícios gigantescos parecem esculpidos a fio de navalha. O Cânion do Itaimbezinho é o mais famoso do parque, com paredes verticais de até 800 metros. O Cânion Fortaleza é uma enorme fenda da terra, que parece não ter fim; em dias limpos é possível enxergar o litoral de Santa Catarina. Um roteiro completo com o melhor do Rio Grande do Sul, muita aventura na Serra Gaúcha com passeios de Jeep pelos parques de Canela, rafting no rio Paranhana e rapel de 45 metros no Três Forquilhas.

Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha, com suas paisagens ricas e preservadas, é o novo centro de esportes de aventura. Amantes do 4x4, rapel, rafting, cavalgadas e caminhadas encontram por lá a energia vital que flui da natureza. Em Canela existem mais de 15 parques preservados e, em Gramado, todo o charme da colonização européia, com charmosas pousadas e excelente culinária.


Dicas:

Cânion Fortaleza
Saída pela manhã do Parador para visita ao Cânion Fortaleza, localizado a 30 km do Parque Nacional da Serra Geral, vizinho ao parque Aparados da Serra. Caminhando até o mirante da parte mais alta do cânion, pode-se avistar toda a sua formação e, em dias limpos, o litoral de Santa Catarina e a cidade de Torres. Após um delicioso piquenique na beira do cânion apreciando a magnitude do local, uma caminhada por trilha em direção à Pedra do Segredo, podendo se avistar a impressionante Cachoeira do Tigre Preto, com aproximadamente 500 m de queda. Retorno ao Parador para um bom descanso e delicioso jantar campeiro.

Cânion Itaimbezinho
Saído pela manhã do Parador para visita ao Cânion para visita ao Cânion Itaimbezinho, localizado a 9 km do Parque Nacional Aparados da Serra. Caminhada sobre a parte alta do cânion pela Trilha do Cotovelo (6 km ida e volta), podendo-se observar cerca de 70% do cânion. Na caminhada da Trilha do Vértice (1 km ida e volta), vista da Cascata das Andorinhas e da Cascata Véu de Noivas.

Cachoeira dos Venâncios
Formada pelo Rio Camisas, possui uma série de quedas de águas cristalinas e é cercada pela exuberante beleza da mata ciliar, mata de araucárias e dos Campos Verdes de Cima da Serra. Em dias quentes, pode-se tomar banho nas suas piscinas naturais. A trilha, de cerca de 3 km (ida e volta), é feita de Land Rover. No caminho de ida é feita uma parada em Cambará do Sul com visita à Igreja Matriz e ao Centro Cultural, com tempo para comprar produtos típicos da região.

Passeio a Cavalo

No passeio a cavalo sobre os Campos de Cima da Serra, na Fazenda Camarinhas, pode-se desfrutar lindas paisagens compostas por campos, açudes e matas de araucárias, avistando a cidade de Cambará do Sul. O passeio em cavalos crioulos leva cerca de 2 horas e é acompanhado por um guia campeiro.

Passeio de Land Rover
Neste passeio pode-se sentir a versatilidade do 4x4 ao atravessar riachos e atoleiros e subir barrancos em meio à linda paisagem dos Campos de Cima.

Jeep Tour
Saída pela manhã em direção ao Vale do Quilombo. A primeira parada é na Fazenda Benetti, onde são cultivadas flores ornamentais e ervas medicinais. Seguimos por estradas de terra, avistando paisagens belíssimas da geografia local como o Morro Pelado e Dedão. A segunda parada será no Sítio das Hortências, propriedade rural que produz vinhos, doces, sucos e deliciosos licores artesanais e almoço. Continuando o Jeep Tour, iremos até o Sítio de Aventuras Morro Calçado, onde faremos uma caminhada até duas cachoeiras excelentes para banho, com lanche e degustação do famoso chimarrão e visita à produção artesanal de sabonetes, óleos de banhos, dentre outros produtos feitos com plantas cultivadas na região. No Alpen Park pode-se realizar um passeio de trenó em meio a montanhas; e na Vinícola Jolimont, experimentar e conhecer a produção artesanal de vinho.

Rapel no Três Forquilhas
O rapel é uma técnica do alpinismo para descer paredes verticais de rocha, com segurança. No Três Forquilhas a altura é de 45 metros e a inclinação é negativa (não se encosta os pés na parede), tendo a visão de todo o vale como plano de fundo e uma cachoeira fabulosa onde, no verão, pode-se tomar banho ou praticar e cascading (descida por dentro d’água).

Rafting no Rio Paranhana
Na divisa dos municípios de Canela e Três Coroas, no fundo do Vale do Quilombo, está localizado o Rio Paranhana, com nível de dificuldade classe III, ideal para iniciantes e experientes. A aventura começa na Barragem das Laranjeiras e por 4 km pode-se aproveitar a beleza da mata ciliar e a limpidez das águas. Ao longo do percurso, são vários obstáculos repletos de emoções, com parada para banho No toboágua natural e surfe do bote.

Passeio Off Road
O passeio inicia com visita ao Mirante do Morro Pelado, onde há um belíssimo visual do Vale do Quilombo: segue então ao Parque Vale da Ferradura através de uma antiga estraga de madeireiros, percorrendo 6 km de terra com belas paisagens. A trilha off road, de grau médio e com muita adrenalina e baixo risco, leva aos mirantes do Vale da Ferradura. No final visita ao Parque do Caracol e ao Projeto Lobo Guará.

Cavalgada na Fazenda Passo Alegre
Essa cavalgada pelas belas paisagens dos Campos de Cima da Serra mantém viva a história, a tradição e a cultura gaúchas. O programa começa com um chimarrão num típico rancho nativo gaúcho, servido com a tradição e a hospitabilidade campeira. No picadeiro são dadas as primeiras instruções e é feita a escolha dos cavalos crioulos. A trilha passa por campos, mata nativa, arroios cristalinos, taipas de pedra e araucárias centenárias dispostas entre vales e cochilhas, levando a descobrir as belezas de um dos cenários mais ricos do Rio Grande do Sul. Tudo isso acompanhado de muita atenção e alegria dos gaúchos tipicamente vestidos.