Florianópolis
floripa.jpgAs praias não são as únicas atrações de Florianópolis. Há lugares que são parada obrigatória no roteiro de quem chega a Ilha.

O Mirante do Morro da Cruz, por exemplo, situado num dos locais mais estratégicos, é também ponto de referência para muitas pessoas. Além disso, há lugares selvagens onde o homem pode desfrutar de uma vida mais primitiva, em contato com a natureza, como é o caso do turismo rural. As águas termais, as dunas, cachoeiras, parques e áreas de camping, só acrescentam a diversidade de atrativos existentes na grande Florianópolis.                       

Passeio de escuna                       
Durante o verão, mais de vinte embarcações realizam passeios turísticos diários a partir dos trapiches da Beira Mar Norte e de Canasvieiras. No roteiro, está previsto um clima de grandes contrastes, como o antigo, o moderno e a natureza harmonizando-se entre si; as belezas paradisíacas que circundam toda a orla marítima da Ilha de Santa Catarina, as fortalezas do século XVIII, os golfinhos saltando na Baía dos Golfinhos, e as pequenas ilhas que encantam pelas suas águas claras e tranquilas ...

Avenida Beira-Mar Norte

Caminho obrigatório de que visita a Ilha, a Beira Mar Norte, nome pelo qual ficou conhecida a Avenida Rubens de Arruda Ramos na Capital, está sempre repleta de gente. Gente caminhando, gente andando de bicicleta ( há pista para o esporte), gente fazendo exercícios, gente inventando manobras no skate, gente tentando dirigir, enfim, gente para tudo quanto é coisa. Não importa a hora, se é manhã, tarde ou noite, para a Beira Mar sempre há um tempinho, mesmo que esteja chovendo.

Manter a forma na Avenida Beira Mar virou rotina diária de centenas de pessoas. Mal a galinha canta e o pessoal, a maioria da terceira idade, já está dando seus passos apressados na principal Avenida de Florianópolis. É gente de um lado, gente de outro, todos ou pelo menos quase todos com o mesmo objetivo: estar dentro do peso. No fim de tarde, entretanto, são os jovens que entram em ação. Alguns aproveitam os aparelhos de ginástica que ficam à disposição da galera, em frente ao bar do Koxixo's, outros preferem ganhar resistência dando aquela corridinha cronometrada. Há ainda aqueles que só aproveitam a circunstância para paquerar. Mas isso é comum quando o assunto é Beira Mar.

Principalmente quando o pôr-do-sol, o maior atrativo da Avenida, resolve aparecer. A luz refletida nas águas em várias matizes de vermelho, é um convite aos apreciadores da natureza. Algumas pessoas chegam a parar o carro para ver melhor esse show de cores ao fim de tarde.

Nesses últimos dez anos parece que a Beira Mar descobriu o quanto é imprescindível. Surgiram vários empreendimentos úteis para todas as idades. O Beiramar Shopping, por exemplo, com inúmeras opções de lojas, casa de bingo e três cinemas; restaurantes especializados; redes de fast food; pista de skate e várias lanchonetes.

Mas nem só de festa vive a Beira Mar. Os maus dias são claramente percebidos quando acontece algum acidente ou o engarrafamento passa do limite. Aí o pessoal sai do sério. Mesmo assim, a Beira Mar continua firme e mantendo a pose. Vitoriosa, ela sabe que o pessoal grita, xinga, desaba, mas no dia seguinte está lá de novo, namorando a sua paisagem.

Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa teve toda sua região tombada pelo município como Área de Preservação Cultural. O lugar é considerado um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras que ainda vivem como seus antepassados.

Isso é possível principalmente pelo difícil acesso. Para chegar até a costa há três opções. A primeira, é pegar uma baleeira no trapiche de Serviços de Transporte, ao lado da ponte no centrinho da Lagoa. A partir dali são 40 minutos de passeio costeando a margem esquerda.

A segunda opção é pegar uma baleeira no trapiche existente dentro do Parque Ecológico do Rio Vermelho. O acesso a este trapiche é feito por uma estradinha de terra transversal à estrada principal. A partir do trapiche são apenas 10 minutos de passeio, desta vez atravessando a Lagoa.

A última opção é para os esportistas. A partir do final da Estrada Geral do Canto dos Araçãs são dez quilômetros de trilha, na maioria plana, passando por dentro de Mata Atlântica preservada. Essa opção também é a mais cultural, uma vez que passa por diversas vilas e pelos antigos engenhos de farinha, preservados para ser atração turística. Para mais informações sobre a trilha, acesse o Guia de Trilhas.

De qualquer forma que se vá, o destino final é o centrinho da Costa da Lagoa e a principal atração são os diversos restaurantes caseiros. Com pratos a base de frutos do mar, na maioria deles são mulheres da vila cozinhando o que os homens pescaram. Sem infra-estrutura de luxo, com ingredientes que não foram comercializados e mão-de-obra familiar, o preço das refeições é o mais baixo possível.

Outra atração da Costa da Lagoa é a cachoeira, que fica perto da vila. A água gelada refresca os visitantes em dias mais quentes. Mas não se espante se, em época de pouca chuva, ela estiver com pouca água.

Dunas

Como áreas de preservação permanente, as dunas são, sem dúvida nenhuma, uma das maiores atrações turísticas de Florianópolis. É praticamente impossível alguém visitar a Ilha e não ficar encantado com suas areias escaldantes que protegem o avanço das águas do mar.
Importantes neste aspecto, as dunas estão localizadas na Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Praia de Moçambique, Praia do Campeche, Praia da Armação e na Praia do Pântano do Sul.
No entanto, são três as formações mais procuradas por turistas. A menor, fica entre as praias de Ingleses e Santinho.
A praia de Ingleses possui ainda outra formação de dunas. Um pouco maior que a primeira, é usada como trilha para ir até à semi-deserta Moçambique.

Lagoa da Conceição
A mais famosa de todas é a que separa a praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Nelas, aliás, nasceu o Sandboard, também conhecido como "surf de areia". Apesar de geógrafos argumentarem que a prática do esporte deteriora os bancos de areia, quem quiser sentir a emoção de descer as dunas em uma prancha, pode alugá-la no local.

Situado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, o bairro Lagoa da Conceição reúne, praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Com tanta diversidade, o lugar tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis.

Adrenalina nos Esportes Radicais
Além de turistas, atletas de vários esportes também tiram proveito dessa diversidade. Na lagoa é comum encontrar praticantes de windsurf, vela, caiaque, kite surf e jet ski. Nas praias vizinhas, não importa a temperatura, sempre tem surfista na água. Nas dunas entre a Lagoa da Conceição e a Joaquina nasceu o sandboard. Dos morros em volta saem parapentes e asas-delta. E, para terminar, existem várias trilhas para os passeios ecológicos e de mountain bike.

Diversão Para Todos
Para quem vem em família, a temperatura média de 27ºC das águas durante o verão, a pouca profundidade causada pelo assoreamento e a ausência de ondas e correntes fazem da lagoa um lugar seguro e agradável para as crianças. No entanto, é bom ficar de olho nos relatórios de baneabilidade, principalmente durante a alta temporada.
Além disso, existem vários passeios de escuna por preços irrisórios. Os barcos costumam sair do final da Avenida das Rendeiras. Lá também é possível alugar caiaques e pedalinhos.