Amsterdã
amsterda.jpgImportante centro cultural europeu, Amsterdã é a capital da liberdade e criatividade. Na paisagem tulipas, moinhos de vento e milhares de bicicletas. Os bondes elétricos também estão por toda parte. Restaurantes servem pratos típicos do mundo inteiro e os cafés são ponto de encontro dos jovens holandeses.

De Relance

A cidade permanece sob domínio romano até o século V d.C. No século XV, a Holanda é dominada pela casa de Borgonha. Em 1568, Guilherme, da casa de Orange, lidera a revolta das províncias protestantes do norte contra a Espanha. A república da Holanda é proclamada em 1579. Em 1585, a Antuérpia cai nas mãos dos espanhóis e a divisão da Holanda entre norte e sul é efetivamente realizada. Em 1602, com a fundação da Companhia das Índias Orientais, as Províncias Unidas surgem como forte nação comercial e grande força cultural. Em 1624 os holandeses chegam a Manhattan e fundam Nova Amsterdã. Em 1795, a França invade a Holanda e cria a república Batava. Em 1810, o imperador Napoleão Bonaparte anexa o país à França. Após a derrota de Napoleão e o Congresso de Viena forma-se o reino dos Países Baixos.


Dicas

Rijksmuseum
O museu abriga acervos de pintura, escultura, arte decorativa, sala de gravuras, história holandesa e arte asiática. As maiores coleções são de obras de Rembrandt, Vermeer, Frans Hals e Jan Steen.

Vincent van Gogh Museum

No acervo estão coleções dos artistas holandeses mais importantes do século XIX. Inclui obras do período holandês e francês de Van Gogh, além da coleção particular de gravuras japonesas, ilustrações de revistas e livros. Ao todo são 200 pinturas e 500 desenhos.

Museum Amstelkring ("Nosso Senhor do Sótão")
Após a Reforma Protestante os Católicos Romanos não tiveram alternativa senão cultuar em segredo. As três casas que constituem este museu foram construídas em 1660, para abrigar a igreja clandestina instalada no sótão.

Lapidação de Diamantes
O nome da cidade está ligado a diamantes pela tradição de mais de quatro séculos. Há excursões diárias, que mostram como as pedras em estado bruto são cortadas (manualmente) e polidas. As peças vão para o showroom da empresa.

Alkmaar
Pilhas de queijos amarelos cobrem a praça principal da cidade de Alkmaar. O Mercado de Queijos ao Ar Livre é a atração mais popular do verão.

Leilão de flores de Aalsmeer
Responsável pela venda de aproximadamente 50% das flores que deixam o país. Os Países Baixos são o maior exportador mundial de flores.