Pantanal
pantanal.jpgEm Cuiabá
Pela manhã saída para city tour pelos principais pontos turísticos de Cuiabá. No Centro Histórico encontra-se a Basílica do Bom Jesus de Cuiabá, o Palácio da Instrução e outras construções antigas de grande valor histórico. Em seguida visita às Igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e ao Zoológico que possui diversas espécies da fauna pantaneira.

No Pantanal
A cidade de Poconé (100 km de Cuiabá) é a porta de entrada do Pantanal, onde começa a Rodovia Transpantaneira, uma estrada de terra batida que atravessa um trecho do ecossistema pantaneiro em direção a Porto Jofre, para o primeiro contato com a fauna local.

O Safári Fluvial é feito em barco a motor, deslizando pelas águas calmas é possível observar jacarés, capivaras e uma infinidade de pássaros. A Caminhada Ecológica na mata ao redor da pousada permite um conhecimento maior da flora da região.

Na visita a uma típica fazenda pantaneira, a Fazenda Campo Largo, é possível conhecer a sede de construção antiga e fazer um Passeio de Barco no Rio Claro. A Caminhada no Capão dos Macacos é feita por trilha na mata onde pode-se encontrar um bando de Macacos-Prego, designação comum a todas as espécies de primatas cebídeos do gênero Cebus erxleben, que são agitados e barulhentos e muito comuns na região.

O Safári Noturno é feito em veículo aberto com potente cilibim ligado na bateria do carro. A observação da fauna noturna e Focagem de Jacaré é uma experiência diferente:quando iluminados, seus olhos brilham na escuridão como brasas acesas.

O passeio Alvorecer no Pantanal é um delicioso programa que começa antes do amanhecer, a revoada e o canto dos pássaros saudando o dia emociona a todos. A Pescaria de Piranha é feita ao lado da pousada na beira do rio, um programa divertido para todas as idades. O Safári na Transpantaneira é feito em carro aberto e permite observar jacarés, diversos pássaros e capivaras que tranqüilamente tomam sol e se alimento nos alagados.


Na Chapada dos Guimarães
A Chapada dos Guimarães está localizada apenas a 60km de Cuiabá. Dentre os diversos atrativos da região, destaca-se o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães com suas inúmeras cachoeiras e formações geológicas. O roteiro começa com visita ao cartão-postal da Chapada: a Cachoeira Véu de Noiva com 90 m de queda. A seguir por uma trilha no cerrado com várias cachoeiras: do Pulo, Sonrisal, da Prainha, da Hidromassagem e Cachoeirinha. São várias as oportunidades pra um banho refrescante.
A Cidade de Pedra é um local de rara beleza, está localizado na beira de um paredão de 350 m e pode-se caminhar pelo meio de formações inusitadas de arenito que lembram a construção de uma cidade com suas edificações. O Mirante do Centro Geodésico da América do Sul atrai esotéricos de todas as tribos. Localizado na borda da chapada, tem uma linda vista para a Planície Pantaneira.

No passeio pela Cidade de Chapada dos Guimarães pode-se conhecer a história de sua fundação pelo Jesuíta Estevan de Castro em 1779 e visitar a praça da Igreja de Santana do Sacramento rodeada pelo antigo casario e lojas de artesanato regional e indígena.


Em Nobres
A região de Nobres possui diversas nascentes e uma infinidade de cavernas, está assentada sobre um maciço de rocha calcárea divisor de águas das Bacias Platina e Amazônica.

Saindo da pousada por uma trilha entre a mata e o cerrado, pode-se observar diversas espécies de plantas e animais silvestres. Ao chegar no Aquário Encantado, uma das nascentes do Rio Salobra, é feita uma adaptação ao uso das máscaras para o Mergulho Superficial num trecho de 650 m do rio. As águas cristalinas permitem uma grande visibilidade de plantas aquáticas e vários peixes da Bacia Platina como Dourado, Piraputanga, Corimba e Piava. No fim de tarde Caminhada ao Mirante do Morro Solteiro (70 m) para apreciar o pôr-do-sol.

Por trilha na mata em meio às diversas nascentes do Rio Salobra, chega-se ao Parque da Lagoa Azul, onde se encontra a Gruta da Lagoa Azul, uma caverna ornamentada por estalactites e estalagmites com idade média de 10 a 15 milhões de anos, e uma lagoa de águas plácidas e cristalinas. Logo após, o programa é o mergulho de flutuação no Aquário Natural do Rio Estivado repleto de Piraputangas.

No complexo da Cerquinha, localizado a 26 km da pousada, existem diversas trilhas para caminhada em meio ao cerrado e rios para banho. Muito interessante é o fato da maioria dos atrativos de Nobres estarem localizados em área de Assentamento Rural do Incra, o primeiro assentamento de grande porte do Mato Grosso, iniciado em 1990 com 700 famílias em uma área de 54.000 hectares. É o Ecoturismo promovendo o desenvolvimento social, gerando emprego e renda através do uso sustentável do meio ambiente por diversas famílias de ex-sem terras.


Em Águas Quentes e Jaciara
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes está localizado dentro do Parque Estadual de Águas Quentes com 1.518 hectares. Localizado a 80 km de Cuiabá em região de relevo montanhoso, possui vegetação exuberante variando entre cerrado e mata alta, fauna variada e 11 fontes termais (42°C). Diversas trilhas para caminhada durante o dia: Trilha da Cachoeira do Elefante com1,5 km e Trilha da Cachoeira do Paredão com 1,6 km em terreno íngreme. À noite o programa fica por conta dos banhos termais nas 4 piscinas naturais com toboágua.

A cidade de Jaciara é considerada o centro de esportes de aventura do Mato Grosso, por conta do Rio Tenente Amaral, suas corredeiras e trilhas de mata ciliar. O Rafting é realizado em botes infláveis em um passeio com muita adrenalina percorrendo 3 km de rio com obstáculos do nível I a IV (Corredeira do Rebojão, do Tamburelo e o Salto do Bambu). Após um delicioso almoço no Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça é feita caminhada por trilha à beira rio.