Aracaju
aracaju.jpgPraias de Aracaju
Águas límpidas com temperatura média de 25oC são uma constante nas praias de Aracaju. O passeio começa nas praias da Coroa do Meio e dos Artistas. Seguindo adiante, chegamos a outras encantadoras praias como a de Atalaia com sua movimentada orla, um dos mais belos cartões postais de Aracaju.

O show da natureza prossegue com as praias de Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro, a última praia da capital. Os 30 km de belas praias oferecem infra-estrutura de primeira, com excelentes bares de praia que servem o que há de melhor na culinária local: caranguejos, camarões e os caldinhos de lambreta e de sururu.

O banho de mar é seguro. Pode-se andar até 50 metros, mar à dentro, sem riscos. As ondas não são altas, o que possibilita às pessoas desfrutar do mar.
Aracaju ainda oferece, para os mais aventureiros, opções como mergulho em lajes de corais, a menos de uma milha da costa. Assim, pode-se conhecer os interiores de diversos navios naufragados a cerca de 30 metros de profundidade.

Orla de Atalaia

Um dos principais cartões postais da cidade, a Orla de Atalaia, com 6 km de extensão, está totalmente equipada para o lazer com quadras poliesportivas, Praça de Eventos, um complexo de bares e restaurantes e os melhores hotéis e pousadas da capital. Uma das mais novas atrações é o Oceanário, em forma de tartaruga, composto de 20 aquários que mostram a rica e diversificada flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe.

A Orla de Atalaia é um dos principais pontos da noite sergipana. Para quem gosta da noite, é um prato cheio. Opções para todos os gostos não faltam.
À beira mar, os bares estão sempre lotados. Ali o programa é quebrar um caranguejo - tira-gosto favorito entre os sergipanos - acompanhado de um bom papo e música ao vivo. Depois é hora de dançar: forró, MPB ou música mecânica, a escolha é sua.

Nos restaurantes são encontradas especialidades gastronômicas de todas as partes do mundo, inclusive - é claro - as delícias das cozinha regional. O clima facilita o encontro das pessoas e, de terça-feira a domingo, a orla fica lotada de gente bonita de todas as idades. Nos fins de semana, a festa vai até o sol raiar.

Barra dos Coqueiros

E não é só. Bem próximo de Aracaju há, ainda, as praias de Atalaia Nova, da Costa e do Jatobá, localizadas na ilha de Santa Luzia (município de Barra dos Coqueiros), a 01 km da capital, separada dela pelo rio Sergipe.

Principal porto marítimo de Sergipe, Barra dos Coqueiros é um misto de ilha e continente. Chega-se via balsa ou pequenos barcos conhecidos como "to-tó-tó" em poucos minutos. Pode, também, ser alcançada por terra pela BR 101; de Aracaju até lá são apenas 80 km por estradas asfaltadas.

Entre mangues, rios e o Oceano Atlântico, o município tem paisagens que deixam qualquer pessoa encantada. Uma beleza ainda pouco explorada, mas com boa infra-estrutura.

A praia de Atalaia Nova - point nos finais de semana - tem tudo que o turista procura: bons restaurantes à beira mar, com os melhores e mais cevados caranguejos do Nordeste e águas calmas e límpidas no encontro do rio com o mar. No município se encontram ainda duas praias oceânicas, a da Costa e a de Jatobá que são apreciadas, também, por amantes de esportes radicais - como o surfe - e da pesca amadora.

Barra dos Coqueiros ainda tem muito mais a oferecer: manguezais e praias ribeirinhas ao longo do rio Pomonga, afluente do rio Sergipe. Um passeio de catamarã pelo rio leva a esse paraíso, com direito a paradas para banho e visita ao interior dos manguezais.

Centro Histórico
Uma caminhada pelo Centro Histórico de Aracaju, completamente revitalizado, é um passeio pelo passado. Os casarões da época da construção da cidade, os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz - recentemente recuperados e transformados em centro de cultura e lazer -, o novo Mercado Municipal Albano Franco - importante centro de abastecimento - a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital, o Parque Teófilo Dantas - com sua feira de artesanato - o Palácio Olímpio Campos, o Centro de Turismo com o rico artesanato sergipano exposto nas lojas e o Museu de Artesanato, a Ponte do Imperador - um ancoradouro, construído para desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860 - a Igreja São Salvador - primeira igreja construída na nova capital, em 1857 - e a Catedral Metropolitana - com sua cúpula ornamentada com belíssimas pinturas do século XIX - oferecem ao turista uma visão completa de como Aracaju nasceu e progrediu.

Nosso passeio pelo centro histórico da capital começa na antiga Rua da Aurora, uma das primeiras a ser construída; margeando o rio Sergipe tem vista privilegiada da Ilha de Santa Luzia. Hoje compreende as avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dórea, avenidas que ainda abrigam casarios antigos - lembranças das primeiras décadas da construção da cidade - que convivem harmoniosamente com construções mais recentes.

Na avenida Ivo do Prado, o prédio da antiga Faculdade de Direito, inaugurado em 1917, sedia atualmente o Cultart - Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe - e a Galeria Florival Santos.

Na mesma avenida outro monumento histórico: a antiga sede do famoso Atheneu Pedro II, marco da educação sergipana inaugurado em 1926. A poucos metros dali, no Museu do Homem Sergipano (Museu de Antropologia), é contada a história do Estado desde dos primeiros habitantes da região.