Lençóis Maranhenses
lencois_maranhenses.jpgVôo Panorâmico
Sobrevoar a região proporciona uma dos mais belos ângulos de visão. Do alto, vê-se a imensidão de dunas brancas entrecortadas pelas lagoas coloridas. O vôo acompanha o leito do Rio Preguiças.

Rio Preguiças
É o rio que atravessa os Lençóis. Esse nome deve-se à calmaria de suas águas. O rio desagua em Atins, uma grande colônia de pescadores, onde é possível encontrar pescado e camarão. É rodeado por vegetação nativa, especialmente de palmeiras.

Vilarejo de Caburé
Nesta prainha, os pescadores montam cabanas no período chuvoso para pescar. É ideal para acampar, pois é banhado pelo Rio Preguiças. Também possui pousadas e restaurantes simples.

Praia de Vassouras
Praia com 5km de dunas, entre o mar e o Rio Preguiças.

Farol de Mandacaru
Do farol, é possível avistar as dunas margeando o mar do Maranhão. Localiza-se na cidade de Mandacaru, nos limites do parque. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é bastante extenso e sem estradas de acesso. Para conhecê-lo é preciso enfrentar as dunas e o forte calor, sempre em companhia de um guia local. Pequenas caminhadas podem ser feitas a pé. Para caminhadas mais longas, é preciso um veículo 4x4 ou até um tradicional jegue.

O forte calor é recompensado pelo banho refrescante nas lagoas cristalinas e nas praias desertas, que ocupam cerca de 70km. A lagoa mais famosa, por sua beleza, é a Azul. No interior do parque há dois oásis, o Queimada e o Baixada Grande. Nas bordas do parque existem grandes manguezais. Nas praias, pode-se encontrar carangueijos e tartarugas marinhas. Já as lagoas recebem a visita de aves migratórias, como o maçarico, a marreca-de-asa-azul e o trinta-réis, que param para descansar e se alimentar.